Nordeste & Cerrado

Sala Nordeste e Cerrado - Northeast and Cerrado Space - Expo Sustentat - São Paulo . BRASIL 2007

Clique e conheça o site Caatinga Cerrado
Uma inciativa para promoção da
sociobiodiversidade desses dois biomas brasileiros

KAS – Fundação Konrad Adenauer

Projeto Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado
Na perspectiva do desenvolvimento sustentável familiar no Nordeste do Brasil, a Fundação Konrad Adenauer desenvolve desde 2006 o projeto “Agricultura familiar, Agroecologia e Mercado”, co-financiado pela União Européia para cinco anos. Tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, soberania alimentar e empoderamento da população no semi-árido do Nordeste, por meio do fortalecimento da agricultura familiar ecologia e sustentável.

Trabalha, para tanto, o fortalecimento da organização social e da qualificação de agricultores familiares na produção, planejamento, gestão e comercialização de produtos orgânicos, com maior participação de mulheres e jovens.

Com a perspectiva de melhorar o acesso dos produtos ecológicos da agricultura familiar aos mercados, o projeto está contribuindo para a criação de uma rede agroecológica de produtores familiares, no primeiro momento, no Ceará, com núcleos regionais na região Norte de Itapipoca, no Sertão Central e no Maciço de Baturité, inicialmente em parceria com a ONG Cetra e o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (CCA/UFC), já contanto também com o apoio de outros parceiros locais e estaduais.

A “Sala Nordeste & Cerrado” na ExpoSustentat 2007 como resultado de uma articulação da cooperação alemã e instituições parceiras, que atuam no Nordeste e no Cerrado faz parte das atividades previstos no projeto para melhorar o acesso aos mercados e é para os produtores um desafio e um estímulo para sua organização em grupos, para poderem atender às exigências do mercado em relação à qualidade, escala de produção, regularidade da entrega e a apresentação do produto. Desta forma, a “Sala Nordeste & Cerrado” abre uma oportunidade para a agricultura familiar e contribuirá para a melhoria da qualidade de vida na região e a sua inclusão no mercado crescente dos produtos orgânicos.

Depoimento
“A produção integrada realizada pela agricultura familiar considera o ambiente natural, as potencialidades locais e as limitações e particularidades de cada região. Com esse respeito ao meio ambiente, é possível garantir produtividade às futuras gerações”.

Miroval Ribeiro Marques – Técnico em Agropecuária, Bahia
Textos via email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

» Nordeste & Cerrado - Comunidades Eco-produtivas, Brasil. Log in
DoDesign-s Design & Marketing