Warning: Parameter 1 to polyglot_filter_array() expected to be a reference, value given in /home/aaahospedagemdds/nordestecerrado.com.br/wp-includes/plugin.php on line 213
II Sala Nordeste & Cerrado na ExpoSustentat » Nordeste & Cerrado

Nordeste & Cerrado

Sala Nordeste e Cerrado - Northeast and Cerrado Space - Expo Sustentat - São Paulo . BRASIL 2007

Clique e conheça o site Caatinga Cerrado
Uma inciativa para promoção da
sociobiodiversidade desses dois biomas brasileiros

II Sala Nordeste & Cerrado na ExpoSustentat

Os números apontam para uma diversidade impressionante: mais de 17 mil famílias de agricultores estarão representadas pelas redes e articulações expositoras da Sala Nordeste & Cerrado, dentro da Biofach/Exposustentat, que acontecerá de 16 a 18 de outubro, em São Paulo. Os 150 empreendimentos associados à iniciativa apresentarão experiências desenvolvidas a partir do respeito às diferenças socioculturais e ambientais presentes nessas regiões.

A sala – nos seus 200 m2 – contará com iniciativas de 14 estados (PE, BA, AL, RN, PI, PB, CE, SE, MA, MG, MT, MS, GO, TO), que demonstram que é possível gerar renda com inclusão social e segurança alimentar. Nos stands, estarão produtos de qualidade como frutas, doces, geléias, óleos, essências, mel e derivados, artesanatos, dentre outros, coletados e processados por agricultores familiares e comunidades tradicionais, que atuam em harmonia com o meio ambiente nos biomas Cerrado e Caatinga.

A iniciativa irá valorizar, também, as mudanças estabelecidas na forma de organização dos agricultores (em grupos produtivos, cooperativas, associações, redes sociais), que apontam para uma descentralização da gestão e permitem superar e avançar as barreiras da comercialização e industrialização. Nesse sentido – um dos critérios da composição da Sala foi a representação a partir de redes e articulações. Ao todo serão 15, sendo 10 do Nordeste e 05 do Cerrado.

Os expositores da Sala Nordeste & Cerrado querem mostrar aos grandes compradores do mercado interno e externo por que 80% dos produtores de orgânicos do país são da agricultura familiar, e por que apostam em formas produtivas que valorizam mais a mão de obra do que o capital – onde predominam modelos organizativos e de cooperação mais democráticos.

Alternativas – As experiências da Sala Nordeste & Cerrado são respostas sustentáveis à forte descaracterização vivenciada por dois grandes biomas do país. No Cerrado, a expansão desordenada da fronteira agrícola, que já ocupa cerca de metade da região, além de devastar sua exuberante biodiversidade, põe em risco as águas das principais bacias hidrográficas brasileiras que lá estão. Além disso, compromete a base da sobrevivência cultural e material de extrativistas, indígenas, quilombolas e produtores familiares agroextrativistas, que têm, no uso dos seus recursos, a fonte de sua subsistência e geração de renda.

Já na Caatinga, bioma mais expressivo do Nordeste, os solos rasos, clima quente, chuvas irregulares e, ainda, o elevado índice de evaporação, torna-a um meio ambiente vulnerável. Com uma cobertura vegetal reduzida a menos de 50% da sua área e situado numa das regiões semi-áridas com maior pressão demográfica do mundo; com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e caracterizado historicamente por profundas desigualdades socioeconômicas, o bioma enfrenta grandes desafios e necessita que nele sejam estabelecidas formas alternativas de sustento, que gerem desenvolvimento e garantam justiça social e conservação ambiental.

Organizadores – A 2ª Edição da Sala Nordeste & Cerrado é uma realização da GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica), DED (Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social), Fundação Konrad Adenauer, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), PDHC (Projeto Dom Hélder Câmara) MI (Ministério da Integração Nacional) e CODEVASF (Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba), e conta com o apoio do Banco do Brasil.

BioFach – é a maior feira de produtos orgânicos e naturais do mundo, realizada, anualmente, em fevereiro, pela empresa alemã Nürnberg Messe GmbH, em Nürnberg, Alemanha. No Brasil, já ocorreu durante três anos consecutivos no Rio de Janeiro, e um em São Paulo, sendo as duas primeiras edições do âmbito nacional e as seguintes com a abrangência Latino-Americana.

Depoimento
“O artesanato do Nordeste é mais que uma fonte de renda para quem o produz. É uma cultura passada de pai para filho, que respeita as raízes de um povo, a sua arte, as suas riquezas, a sua história”.
Deuselina Rocha Santos – Artesã, Maranhão
Boletim

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

» Nordeste & Cerrado - Comunidades Eco-produtivas, Brasil. Entrar
DoDesign-s Design & Marketing