Warning: Parameter 1 to polyglot_filter_array() expected to be a reference, value given in /home/aaahospedagemdds/nordestecerrado.com.br/wp-includes/plugin.php on line 213
GTZ » Nordeste & Cerrado

Nordeste & Cerrado

Sala Nordeste e Cerrado - Northeast and Cerrado Space - Expo Sustentat - São Paulo . BRASIL 2007

Clique e conheça o site Caatinga Cerrado
Uma inciativa para promoção da
sociobiodiversidade desses dois biomas brasileiros

GTZ

Agência de Cooperação Técnica Alemã

A GTZ, Agência de Cooperação Alemã, no seu Programa Nordeste é parceira do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA), da sociedade civil organizada em torno da Articulação do Semi-Árido (ASA), do movimento sindical e de outros atores, no intuito de combater a degradação de terras secas e implementar os objetivos da CCD – Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, da qual o Brasil é signatário desde 1997. No Brasil, esta convenção concretizou-se através do seu Programa de Ação Nacional (PAN-Brasil) que foi finalizado no ano de 2004.

O PAN chama a atenção da sociedade, da iniciativa privada e do governo para que todos os órgãos e ministérios, em suas ações e seus programas levem em consideração o perigo da degradação e desertificação dos solos nos sertões brasileiros.

As áreas suscetíveis à desertificação no país correspondem a 1.338.076 km² e atingem 30 milhões de pessoas em 1.482 municípios, dentre os quais cerca metade apresentam os menores índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do país. Vale destacar que, por desertificação, entende-se a degradação de terras nas zonas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas do planeta. Causada por fatores naturais e/ou pela ação humana, significa a degradação ambiental máxima desses ambientes, a perda da capacidade de suporte do solo, de biodiversidade e, consequentemente, da capacidade produtiva e reprodutiva de diversas comunidades que vivem nessas regiões. Por esse motivo, trata-se de um processo de conseqüências muito amplas, de caráter ambiental, social, econômico e político.

A ampliação sustentável da capacidade produtiva é um dos 4 eixos de atuação que o PAN-Brasil propõe. Nesse âmbito, o fortalecimento da agricultura familiar no semi-árido é tido como fator-chave, já que trata a um só tempo de combater a pobreza, aumentando a geração de emprego e a renda e a segurança alimentar. A GTZ entende que a inserção da agricultura familiar do Nordeste através de formas sustentáveis em mercados diferenciados como: comércio justo e solidário, agricultura orgânica, feiras agroecológicas locais, mercados institucionais e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros – é fundamental para combater efetivamente a desertificação.

Assim, o apoio da GTZ para a realização da “Sala Nordeste & Cerrado” na ExpoSustentat tem por objetivo garantir a presença de produtores familiares nesta importante feira de negócios sustentáveis e esta presença tem por finalidade apresentar uma prova rica e viva da viabilidade econômica, social e ambiental do Nordeste.

Para saber mais sobre a GTZ, visite: http://www.gtz.de/brasil

Depoimento
“Os produtos da agricultura familiar da Caatinga e do Cerrado promovem a conservação desses biomas e a qualidade de vida das famílias que nessas áreas produzem".
Rosane Bastos – Bióloga
Boletim

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

» Nordeste & Cerrado - Comunidades Eco-produtivas, Brasil. Entrar
DoDesign-s Design & Marketing