Nordeste & Cerrado

Sala Nordeste e Cerrado - Northeast and Cerrado Space - Expo Sustentat - São Paulo . BRASIL 2007

Clique e conheça o site Caatinga Cerrado
Uma inciativa para promoção da
sociobiodiversidade desses dois biomas brasileiros

CODEVASF

Na Promoção do Desenvolvimento Territorial apoio à Estruturação de Arranjos Produtivos

Reconhecendo a importância dos APLs no desenvolvimento econômico e social do país, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba tem identificado linhas de ação que visam à exploração das potencialidades e vocações regionais, organização dos processos produtivos e de comercialização, valorização do capital humano e da governança local. A Codevasf entende que estes são fatores importantes para a valorização dos atores locais, responsáveis pelo desenvolvimento endógeno, que possam reverter em melhoria das condições de vida da população, geração de emprego e renda, exploração racional e sustentável dos recursos naturais.

Desde 2004 a Companhia vem atuando no apoio à estruturação de APLs nas atividades de Aqüicultura, Apicultura e Ovinocaprinocultura. As demandas são identificadas localmente pelos próprios produtores e tratadas em fóruns de discussões para a solução de gargalos das atividades produtivas selecionadas. Este trabalho e a posterior execução e implementação das ações são realizados pelas 7 Superintendências Regionais localizadas nos estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí.

Para a implementação dos projetos que concretizam o apoio efetivo aos APLs, a Codevasf conta com recursos orçamentários próprios e, também, com a parceria dos Ministérios da Integração Nacional, Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, além de outras que encontram-se em estudo. Para execução das ações nos territórios a Empresa atua diretamente por meio das Superintendências Regionais ou em parceria com instituições públicas e privadas, como governos estaduais, prefeituras, ONGs, empresas de pesquisa e extensão rural, organizações de produtores e fundações.

Atividades Produtivas Apoiadas e Algumas Ações

APICULTURA
Implantação do Centro Tecnológico de Apicultura, Casas de Mel e apiários; Fornecimento de caixas, indumentárias e equipamentos apícolas; Mobilização e capacitação de produtores-multiplicadores; Assistência e assessoria técnica.

OVINOCAPRINOCULTURA
Implantação do Centro de Produção e Melhoramento de Animais, abatedouros, centro de artesanato de couro, central de comercialização, formação de pastagens e outros; Fornecimento de reprodutores e matrizes, veículos e máquinas forrageiras.

AQÜICULTURA
Implantação de Unidades de Beneficiamento de Pescado; Infra-estrutura de estações de piscicultura; Projetos com tanques-rede e estudo de marketing; Promoção de eventos para atração de novos investidores.

OUTRAS ATIVIDADES PRODUTIVAS
A partir da concepção e da visão do espaço a ser trabalhado como um território que apresenta suas vocações naturais e identidades culturais, a Empresa também apóia outras atividades produtivas que promovem o desenvolvimento regional como:
ARTESANATO
Implantação de centro de artesanato em couro; Fornecimento de equipamentos para o beneficiamento e produção de artesanato; Capacitação de jovens e mulheres; Apoio a participação dos produtores em eventos para mostra e comercialização de produtos

AVICULTURA
Implantação de abatedouro; Fornecimento de equipamentos para o beneficiamento da carne;

OLEAGINOSAS
Elaboração de estudos de viabilidade visando à implantação de áreas de plantio e agroindústria para produção de biocombustível

CAJUCULTURA
Implantação de jardim clonal, viveiro de mudas; Capacitação de produtores; Fornecimento de equipamentos para processamento de castanha de caju

CACHAÇA
Implantação de unidade de envasamento e comercialização (galpão, laboratório, engarrafamento, depósito, administração, equipamentos de laboratório e escritório); Fornecimento de insumos (garrafas, tampas e rótulos); Capacitação de produtores; Controle ambiental, registro de marca no INPI, análises laboratoriais e caracterização da água; Fornecimento de dornas com capacidade para 5.000, 10.000 e 30.000 litros; Implantação de unidade de beneficiamento de bagaço de cana

RIZICULTURA
Implantação de unidade de beneficiamento de arroz

MANDIOCULTURA
Implantação de casas de farinha; Capacitação de produtores

CARCINOCULTURA
Implantação de sistema de controle e monitoramento de efluentes

CARANGUEJO
Implantação de centro de recepção e comercialização; Elaboração de projeto para ordenamento da cadeia extrativista.

TURISMO
Implantação de barracas conjugadas para comércio de produtos artesanais; Capacitação de jovens para acompanhamento de turistas em atividades de ecoturismo e esportes radicais

PROJETO AMANHÃ
A Codevasf, através do Projeto Amanhã, desenvolve um programa social que tem por finalidade fomentar, por intermédio de parcerias, a organização e capacitação dos jovens rurais dos vales do São Francisco e do Parnaíba, preparando-os para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agro-industriais, proporcionando alternativas para sua inserção no mercado de trabalho, em conformidade com os Programas Sociais do Governo Federal, uma de suas prioridades.

Empreendimentos associados:
Clique aqui

Depoimento
"Tive muitas aulas na vida, mas, só agora, aprendi tudo de bom que existe na relação com os processos produtivos. Vou fazer agricultura orgânica na minha plantação para ser um modelo, pois não adianta só falar".
Jerson José de Souza – Jovem Agricultor, Bahia
Textos via email

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

» Nordeste & Cerrado - Comunidades Eco-produtivas, Brasil. Log in
DoDesign-s Design & Marketing