Warning: Parameter 1 to polyglot_filter_array() expected to be a reference, value given in /home/aaahospedagemdds/nordestecerrado.com.br/wp-includes/plugin.php on line 213
CODEVASF » Nordeste & Cerrado

Nordeste & Cerrado

Sala Nordeste e Cerrado - Northeast and Cerrado Space - Expo Sustentat - São Paulo . BRASIL 2007

Clique e conheça o site Caatinga Cerrado
Uma inciativa para promoção da
sociobiodiversidade desses dois biomas brasileiros

CODEVASF

Na Promoção do Desenvolvimento Territorial apoio à Estruturação de Arranjos Produtivos

Reconhecendo a importância dos APLs no desenvolvimento econômico e social do país, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba tem identificado linhas de ação que visam à exploração das potencialidades e vocações regionais, organização dos processos produtivos e de comercialização, valorização do capital humano e da governança local. A Codevasf entende que estes são fatores importantes para a valorização dos atores locais, responsáveis pelo desenvolvimento endógeno, que possam reverter em melhoria das condições de vida da população, geração de emprego e renda, exploração racional e sustentável dos recursos naturais.

Desde 2004 a Companhia vem atuando no apoio à estruturação de APLs nas atividades de Aqüicultura, Apicultura e Ovinocaprinocultura. As demandas são identificadas localmente pelos próprios produtores e tratadas em fóruns de discussões para a solução de gargalos das atividades produtivas selecionadas. Este trabalho e a posterior execução e implementação das ações são realizados pelas 7 Superintendências Regionais localizadas nos estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí.

Para a implementação dos projetos que concretizam o apoio efetivo aos APLs, a Codevasf conta com recursos orçamentários próprios e, também, com a parceria dos Ministérios da Integração Nacional, Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, além de outras que encontram-se em estudo. Para execução das ações nos territórios a Empresa atua diretamente por meio das Superintendências Regionais ou em parceria com instituições públicas e privadas, como governos estaduais, prefeituras, ONGs, empresas de pesquisa e extensão rural, organizações de produtores e fundações.

Atividades Produtivas Apoiadas e Algumas Ações

APICULTURA
Implantação do Centro Tecnológico de Apicultura, Casas de Mel e apiários; Fornecimento de caixas, indumentárias e equipamentos apícolas; Mobilização e capacitação de produtores-multiplicadores; Assistência e assessoria técnica.

OVINOCAPRINOCULTURA
Implantação do Centro de Produção e Melhoramento de Animais, abatedouros, centro de artesanato de couro, central de comercialização, formação de pastagens e outros; Fornecimento de reprodutores e matrizes, veículos e máquinas forrageiras.

AQÜICULTURA
Implantação de Unidades de Beneficiamento de Pescado; Infra-estrutura de estações de piscicultura; Projetos com tanques-rede e estudo de marketing; Promoção de eventos para atração de novos investidores.

OUTRAS ATIVIDADES PRODUTIVAS
A partir da concepção e da visão do espaço a ser trabalhado como um território que apresenta suas vocações naturais e identidades culturais, a Empresa também apóia outras atividades produtivas que promovem o desenvolvimento regional como:
ARTESANATO
Implantação de centro de artesanato em couro; Fornecimento de equipamentos para o beneficiamento e produção de artesanato; Capacitação de jovens e mulheres; Apoio a participação dos produtores em eventos para mostra e comercialização de produtos

AVICULTURA
Implantação de abatedouro; Fornecimento de equipamentos para o beneficiamento da carne;

OLEAGINOSAS
Elaboração de estudos de viabilidade visando à implantação de áreas de plantio e agroindústria para produção de biocombustível

CAJUCULTURA
Implantação de jardim clonal, viveiro de mudas; Capacitação de produtores; Fornecimento de equipamentos para processamento de castanha de caju

CACHAÇA
Implantação de unidade de envasamento e comercialização (galpão, laboratório, engarrafamento, depósito, administração, equipamentos de laboratório e escritório); Fornecimento de insumos (garrafas, tampas e rótulos); Capacitação de produtores; Controle ambiental, registro de marca no INPI, análises laboratoriais e caracterização da água; Fornecimento de dornas com capacidade para 5.000, 10.000 e 30.000 litros; Implantação de unidade de beneficiamento de bagaço de cana

RIZICULTURA
Implantação de unidade de beneficiamento de arroz

MANDIOCULTURA
Implantação de casas de farinha; Capacitação de produtores

CARCINOCULTURA
Implantação de sistema de controle e monitoramento de efluentes

CARANGUEJO
Implantação de centro de recepção e comercialização; Elaboração de projeto para ordenamento da cadeia extrativista.

TURISMO
Implantação de barracas conjugadas para comércio de produtos artesanais; Capacitação de jovens para acompanhamento de turistas em atividades de ecoturismo e esportes radicais

PROJETO AMANHÃ
A Codevasf, através do Projeto Amanhã, desenvolve um programa social que tem por finalidade fomentar, por intermédio de parcerias, a organização e capacitação dos jovens rurais dos vales do São Francisco e do Parnaíba, preparando-os para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agro-industriais, proporcionando alternativas para sua inserção no mercado de trabalho, em conformidade com os Programas Sociais do Governo Federal, uma de suas prioridades.

Empreendimentos associados:
Clique aqui

Depoimento
“A agroecologia é importante porque o homem depende da natureza, do que ela traz para ele; e a natureza precisa dos cuidados do homem para manter-se viva. É uma relação de troca permanente”.
Maria Gracileuda Campos da Silva – Agricultora Familiar, Ceará
Boletim

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

» Nordeste & Cerrado - Comunidades Eco-produtivas, Brasil. Entrar
DoDesign-s Design & Marketing