Warning: Parameter 1 to polyglot_filter_array() expected to be a reference, value given in /home/aaahospedagemdds/nordestecerrado.com.br/wp-includes/plugin.php on line 213
Agricultores familiares discutem mercados para produtos orgânicos » Nordeste & Cerrado

Nordeste & Cerrado

Sala Nordeste e Cerrado - Northeast and Cerrado Space - Expo Sustentat - São Paulo . BRASIL 2007

Clique e conheça o site Caatinga Cerrado
Uma inciativa para promoção da
sociobiodiversidade desses dois biomas brasileiros

Agricultores familiares discutem mercados para produtos orgânicos

Agricultores familiares representando cerca de 50 empreendimentos de sete Estados do Nordeste estarão no seminário “Mercados para produtos orgânicos e agroecológicos: a participação da agricultura familiar em feiras nacionais e internacionais”, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, em Fortaleza, no Magna Praia Hotel. Além de assistirem a painéis que os subsidiarão no processo de comercialização de seus produtos, os trabalhadores irão planejar a realização da Sala Nordeste e Cerrado na Exposustentat 2007, que acontecerá em outubro, em São Paulo.

A Agricultura Familiar é responsável pela produção da maior parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Além disso, possui uma ampla variedade de produtos orgânicos que podem e já estão sendo comercializados nos mercados nacional e internacional. Quase 25% de toda a área destinada à agricultura orgânica certificada no mundo encontram-se na América Latina. Dentre os países mais ativos estão a Argentina, o Brasil e o Uruguai. No ano de 2006, o comércio mundial de produtos orgânicos foi de R$ 65 bilhões. O Brasil contribuiu com cerca de R$ 500 milhões, sendo 70% para exportação e 30% para o mercado interno. Diante dessa perspectiva, uma das estratégias para tornar os produtos mais conhecidos e concretizar processos de comercialização é a participação desses produtores em feiras e eventos de comércio. Espaços esses que reúnem compradores, especialistas no setor, serviços e tecnologia.

É justamente com o objetivo de colaborar para a qualificação da participação desses agricultores familiares e suas organizações nesses eventos que esse seminário está sendo organizado. A iniciativa é da Cooperação Alemã , através da GTZ e do DED, da Fundação Konrad Adenauer e do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA (Secretarias da Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Territorial), e conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Banco do Nordeste, Programa Dom Hélder Câmara, ISPN e Planeta Orgânico, do Rio de Janeiro, que organiza a BioFach e a Exposustentat da América Latina.

Durante o seminário – os agricultores trarão alguns dos seus produtos para expor, trocar, vender, utilizar na Mostra de Culinária (Chef Faustino) e, principalmente, para que os assessores da Sala Nordeste e Cerrado (que acontecerá em outubro) possam usá-los nas fotos do catálogo que será produzido especialmente para o evento.

A BioFach/Exposustentat América Latina 2007 – onde acontecerá a sala Nordeste e Cerrado – será de 15 a 18 de outubro em São Paulo. A BioFach é a maior feira de produtos orgânicos e naturais do mundo, realizada, anualmente, em fevereiro, pela empresa alemã Nürnberg Messe GmbH, em Nürnberg, Alemanha. No Brasil, já ocorreu durante três anos consecutivos no Rio de Janeiro, e um em São Paulo, sendo as duas primeiras edições do âmbito nacional e as seguintes com a abrangência Latino-Americana.

No ano passado, 31 empreendedores participaram da Sala Nordeste e Cerrado dentro da BioFach/Exposustentat América Latina. Entre os ganhos dessa participação, eles destacaram os contatos que realizaram e os negócios que estabeleceram durante o evento e no período pós-feira. A iniciativa proporcionou, ainda, a oportunidade de um intercâmbio com outros produtores, identificando elementos que os ajudaram no processo de comercialização dos seus produtos, como por exemplo, a necessidade de melhorar embalagens e rótulos. Para a edição de 2007, serão 32 expositores na sala, que representarão cerca de 153 empreendimentos familiares (grupos, associações e cooperativas) trazendo uma grande variedade de produtos. Entre eles: artesanato, mel e derivados, doces, geléias, farinha de jatobá, baru, castanha de caju, café, frutas, óleos, cachaça e rapadura.

Depoimento
“A agroecologia é importante porque o homem depende da natureza, do que ela traz para ele; e a natureza precisa dos cuidados do homem para manter-se viva. É uma relação de troca permanente”.
Maria Gracileuda Campos da Silva – Agricultora Familiar, Ceará
Boletim

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

» Nordeste & Cerrado - Comunidades Eco-produtivas, Brasil. Entrar
DoDesign-s Design & Marketing