Warning: Parameter 1 to polyglot_filter_array() expected to be a reference, value given in /home/aaahospedagemdds/nordestecerrado.com.br/wp-includes/plugin.php on line 213
Agricultores agilizam preparativos para Sala Nordeste&Cerrado » Nordeste & Cerrado

Nordeste & Cerrado

Sala Nordeste e Cerrado - Northeast and Cerrado Space - Expo Sustentat - São Paulo . BRASIL 2007

Clique e conheça o site Caatinga Cerrado
Uma inciativa para promoção da
sociobiodiversidade desses dois biomas brasileiros

Agricultores agilizam preparativos para Sala Nordeste&Cerrado

Os agricultores familiares que estarão presentes na Sala Nordeste & Cerrado, que acontecerá dentro da BioFach/Exposustentat América Latina 2007, de 15 a 18 outubro, em São Paulo, já estão se organizando para o evento. A responsabilidade é grande afinal de contas, eles estarão representando cerca de 150 empreendimentos. São cooperativas, redes sociais, articulações, associações, centrais de comercialização e grupos produtivos que convivem com o meio ambiente de uma forma diferente, percebendo que não é possível ocorrer um desenvolvimento justo e sustentável sem o respeito à natureza e ao conhecimento tradicional das comunidades.

Já no seminário sobre Mercados para produtos orgânicos e agroecológicos: a participação da agricultura familiar em feiras nacionais e internacionais, ocorrido em agosto, em Fortaleza, os empreendedores foram despertados para questões estratégicas durante a comercialização. Entre outras abordagens, discutiram a importância de compreenderem como funcionam os vários tipos de mercados; e a necessidade de apresentar ao comprador o diferencial de seus produtos, o que vem agregado a eles e que critérios foram respeitados nos processos de produção para que eles chegassem até ali.

Depois dessa troca de experiências e com a proximidade da Sala Nordeste & Cerrado na BioFach/Exposustentat, eles já estão arrumando as “malas”: discutindo o potencial de seus produtos, a apresentação das embalagens, o volume de produção, a logística e os tantos outros fatores que precisam estar na ponta da língua na hora da comercialização. Eles sabem que cada detalhe é importante e que a boa comunicação pode significar uma boa negociação.

A 2ª Edição da Sala Nordeste & Cerrado é uma realização da GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica), DED (Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social), Fundação Konrad Adenauer, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), PDHC (Projeto Dom Hélder Câmara) MI (Ministério da Integração Nacional) e CODEVASF (Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba). No ano passado, 31 empreendedores participaram da iniciativa. Lá, muitos realizaram contatos que, posteriormente, transformaram-se em negócios. Para este ano, serão 153 expositores, sendo 116 do Nordeste e 37 do Cerrado, que através de suas redes envolvem mais de 17 mil famílias.

A BioFach é a maior feira de produtos orgânicos e naturais do mundo, realizada, anualmente, em fevereiro, pela empresa alemã Nürnberg Messe GmbH, em Nürnberg, Alemanha. No Brasil, já ocorreu durante três anos consecutivos no Rio de Janeiro, e um em São Paulo, sendo as duas primeiras edições do âmbito nacional e as seguintes com a abrangência Latino-Americana.

Sugestão : Muitas das experiências de empreendimentos comunitários sustentáveis que serão levadas para a Sala Nordeste & Cerrado estão acontecendo a todo vapor nos diferentes Estados que constituem essas regiões. Temos condições de agendar visitas para que vocês possam produzir excelentes pautas sobre a temática da agricultura familiar orgânica. Aguardamos um contato.

Dados

• A Agricultura Familiar é responsável pela produção da maior parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Além disso, possui uma ampla variedade de produtos orgânicos que podem e já estão sendo comercializados nos mercados nacional e internacional.
• Quase 25% de toda a área destinada à agricultura orgânica certificada no mundo encontram-se na América Latina. Dentre os países mais ativos estão a Argentina, o Brasil e o Uruguai.
• No ano de 2006, o comércio mundial de produtos orgânicos foi de R$ 65 bilhões. O Brasil contribuiu com cerca de R$ 500 milhões, sendo 70% para exportação e 30% para o mercado interno.
• De acordo com o MDA, a produção é estimada de orgânicos no Brasil é em torno de 300 mil toneladas por ano.
• Cerca de 80% dos 20 mil produtores orgânicos do país são familiares.

Depoimento
“A produção integrada realizada pela agricultura familiar considera o ambiente natural, as potencialidades locais e as limitações e particularidades de cada região. Com esse respeito ao meio ambiente, é possível garantir produtividade às futuras gerações”.

Miroval Ribeiro Marques – Técnico em Agropecuária, Bahia
Boletim

Cadastre seu email abaixo
para receber os novos textos
publicados no site:

» Nordeste & Cerrado - Comunidades Eco-produtivas, Brasil. Entrar
DoDesign-s Design & Marketing